quinta-feira, 17 de maio de 2012

Velas


A vela é, com certeza, um dos símbolos mais representativos da Umbanda. Ela está presente em quase todos os trabalhos.
Quando alguém acende uma vela está abrindo  uma porta interdimensional, onde sua mente consciente nem sonha com a força de seus poderes mentais.
A vela funciona, na mente das pessoas, como um código mental. Os estímulos visuais captados pela luz da chama da vela acendem, na verdade, a fogueira interior de cada um, despertando a lembrança de um passado muito distante, onde seus ancestrais, sentados ao redor do fogo,tomavam decisões que mudariam o curso de suas vidas.
A vela desperta nas pessoas que acreditam em sua força mágica uma forte sensação de poder. Ela funciona como uma alavanca psíquica, despertando os poderes extra-sensoriais em estado latente.
Uma das várias razões da influência mística da vela na psique das pessoas é a sensação de que ela, através de sua chama, parece ter vida própria.
Muitos pessoas acendem velas de forma automática, num ritual mecânico, sem nenhuma concentração. É preciso muita concentração e respeito ao acender uma vela, pois a energia emitida pela mente  irá englobar a energia do fogo e, juntas, irão vibrar no espaço cósmico, para atender a razão da queima dessa vela.
Sabemos que a vida gera calor e que a morte traz o frio. Sendo a chama da vela cheia de calor, ela tem um amplo sentido de vida, despertando nas pessoas a esperança, a fé e o amor.
Se uma pessoa usa suas forças mentais com a ajuda da magia das velas, no sentido de ajudar alguém, irá receber em troca uma energia positiva; mas, se inverter o fluxo das energias psíquicas, utilizando-as para prejudicar qualquer pessoa, o retorno será infalível, e as energias de retorno são sempre mais fortes, pois voltam acrescidas da energia de quem as recebeu.
Ao acender as velas, é importante que se saiba que a vela é muito mais para quem acende do que para quem está sendo acesa, tendo a mesma conotação do provérbio popular que diz: A mão de quem dá uma flor, fica mais perfumada do que a de quem a recebe.
A intenção de acender uma vela gera uma energia mental no cérebro da pessoa. Essa energia é que a entidade espiritual irá captar em seu campo vibratório. Assim, a quantidade de velas não influirá no valor do trabalho; a influencia se fará diretamente na mente da pessoa que está acendendo as velas, no sentido de aumentar ou não o grau da intenção. Desta forma, é inútil acreditar que podemos comprar favores de uma entidade negociando com uma maior ou menor quantidade de velas acesas. Os espíritos captam em primeiro lugar as vibrações de nossos sentimentos, quer acendamos velas ou não. Daí ser melhor ouvir uma das máximas de Jesus que diz: “Antes de fazer sua oferenda, procure conciliar-se com seu irmão.”
Nunca apague uma vela que estiver acessa em oferenda, tenha em mente que devemos respeitar a fé das pessoas e que se assim proceder poderá acarretar sérios problemas de ordem psíquica.

VELAS USADAS

Ao acender uma vela em oferenda, esteja seguro que esta vela nunca foi utilizada ou que não está quebrada. Uma vela anteriormente usada vem magnetizada com a eneregia de quem a utilizou e poderá acarretar um choque de energias, e porque também não temos como saber que energias estão ali imantadas.

Lembrem-se: Ao acender uma vela, é necessário se concentrar e deixar que as vibrações energéticas que estão latentes em todos os seres humanos cheguem até ao universo. Tenha fé ao acender uma vela, nunca o faça mecanicamente.

Adaptação do texto em:  http://www.caboclotabajara.com.br/velas_114.html
Fonte da Imagem: Google

Nenhum comentário: