segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

O que são os Orixás?



O planeta em que vivemos e todos os mundos dos planos materiais se mantêm vivos através do equilíbrio entre as energias da natureza.  A harmonia planetária só é possível devido a um intrincado e imenso jogo energético entre os elementos químicos e energéticos que constituem estes mundos e entre cada um dos seres vivos que habitam estes planetas.

Um dado característico do exercício da religião de Umbanda é o uso, como fonte de trabalho, destas energias. Vivendo no planeta Terra, o homem convive com Leis desde sua origem e evolução, Leis que mantêm a vitalidade, a criação e a transformação, dados essenciais à vida como a vemos desenvolver-se a cada segundo. Sem essa harmonia energética o planeta entraria no caos.

O fogo, o ar, a terra e a água são os elementos primordiais que, combinados, dão origem a tudo que nossos corpos físicos sentem, assim como também são constituintes destes corpos.
Acreditamos que esses elementos e suas ramificações são comandados e trabalhados por Entidades Espirituais que vão desde os Elementais (espíritos em transição atuantes no grande laboratório planetário), até aos Espíritos Superiores que inspecionam, comandam e fornecem o fluido vital para o trabalho constante de CRIAR, MANTER e TRANSFORMAR a dinâmica evolutiva da vida no Planeta Terra e seus habitantes.

A esses espíritos de alta força vibratória chamamos ORIXÁS, usando um vocábulo de origem Afro.  Na Umbanda são tidos como os maiores responsáveis pelo equilíbrio da natureza, condutores das qualidades divinas e responsáveis pela dinâmica da evolução.

O uso de uma palavra que significa “dono da cabeça” (ORI-XÁ) mostra a relação existente entre o mundo e o indivíduo, entre o ambiente e os seres que nele habitam.  Nossos corpos têm, em sua constituição, todos os elementos naturais em diferentes proporções.  Além dos espíritos amigos que se empenham em nossa vigilância e auxílio morais, como nosso Anjo de Guarda e nossos Guias, somos vibrados e irradiados por esses Seres Divinizados no ensejo de nos comunicarem as qualidades divinas que nos impulsionam para frente e para o Alto, na conquista da paz e da alegria.

Trecho retirado do blogwww.cabanarompemato.net
Fonte da Imagem: Google


Irmãos, no Centro Pai Jacó de Angola trabalhamos com 7 raios principais de Orixás, que são os protetores do terreiro, a ele devemos toda a modificação energética necessária aos nossos trabalhos. É para que estejamos envolvidos por esta energia que precisamos da primeira parte da sessão, onde TODOS (médiuns, assistência e próprio terreiro) temos a energia transformada, e quanto mais concentrados no silêncio da oração, mais intensamente receberemos a dádiva da transformação energética.

Em nossas próximas postagens , que serão a cada quinze dias sobre este assunto, passaremos para vocês o significado de cada um destes 7 raios de Orixás.

 Que o conhecimento nos leve para o altar da paz.

Até a próxima.

Nenhum comentário: