segunda-feira, 24 de junho de 2013

OXÓSSI

Poder Mantenedor

Ao criar o planeta Terra, Olorun  determinou que a sua fauna e flora seriam mantidos por  um Poder responsável, e esse poder coube a Oxossi, rei e responsável por toda a fauna e flora da Terra.



Oxóssi é figura representativa de uma das sete forças principais de Deus: a força da luta, do trabalho, da providência e da afirmação positiva. Assim, para a Umbanda, Oxóssi representa uma das sete forças primordias de Deus, pertencendo ao pólo positivo das energias espirituais, expandindo, irradiando e impelindo os seres para a construção vigorosa de seus destinos, bem como garantindo que os mais fragilizados encontrem doutrinação firme e amorosa, desenvolvendo seu saber religioso e sua fé.(Wikipédia)


Oxóssi detém o poder de criar, manter e transformar a fauna e flora  do Planeta, por meio das energias poderosas emanadas do Criador, que se expande na dinamização do conhecimento humano, abrindo de forma harmoniosa e equilibrada o raciocínio humano para a apreensão dos valores sábios e verdadeiros, elevando-os a estados cada vez mais espiritualizados, distantes da ignorância, do fanatismo e da desordem da razão.
Oxóssi é o caçador por excelência, mas sua busca visa o conhecimento. Logo, é o cientista e o doutrinador, que traz o alimento da fé e o saber aos espíritos fragilizados tanto nos aspectos da fé quanto do saber religioso. É o grande Caçador Divino, pois caça, através do arco e flecha do conhecimento e do raciocínio sábio, as almas dos seres encarnado e desencarnados, curando-os da lepra da ignorância, abrindo-lhes o raciocínio para o entendimento das belezas e da sabedoria do espírito a caminho da casa do Pai.
Através da manipulação das ervas, Oxóssi, lhes confere atividades energéticas medicinais e litúrgicas. Medicinais do sentido da cura física, emocional e psíquico dos seres. Litúrgico pela concentração, de forma essencial, de energias da terra, da água, do fogo e do ar, servindo para o culto dos diversos Orixás.

Fonte: Wikipédia e  www.cabanarompemato.net
Fonte da Imagem: Google - 



Nenhum comentário: