segunda-feira, 14 de abril de 2014

Páscoa e Umbanda

Páscoa é uma palavra hebraica que significa "libertação". Com o êxodo, a Páscoa hebraica significa a lembrança perene da libertação do povo hebreu da escravidão do Egipto, por Moisés.



Chegamos ao fim da Quaresma! 
Talvez não tenha sido um período fácil para muitos de nós, mas o importante é que oramos, vigiamos, nos tornamos mais fortes, e evoluímos como seres humanos.
Para nos espíritas/Umbandistas, refletindo no exemplo de Jesuis, a Páscoa é a época de lembrar mais uma vez a necessidade da “libertação do homem velho” para que possa nascer o “Homem Novo”. 
É pela lei dos renascimentos, que o homem se aproxima de Deus: ao “nascer de novo”, criam-se as condições de igualdade, de oportunidades, e para todos os espíritos  cumprem-se as palavras de Jesus: “em verdade vos digo que ninguém verá a luz dos céus, se não nascer de novo”. 

A  ‘Sexta Feira da Paixão’, para nós umbandistas pode ser marcada como a data cultuar e viver o AMOR PLENO, a RENOVAÇÃO, a PLENITUDE DA FÉ e o PERDÃO VIVO E MANISFESTADO PLENAMENTE.

A Páscoa é renascer, e com ela devemos refletir e reavaliar os nossos atos, o nosso amor ao próximo, a caridade e  nossa capacidade de entender e aceitar os desígnios do Nosso Pai. É o momento em que devemos tentar de alguma forma preencher os novos dias com muita PAZ e HARMONIA.
Para a Umbanda, Pai Oxalá, que energeticamente representa a atmosfera e os céus, apenas ressurgiu em espírito para consolar seus irmãos e lhes falar sobre suas missões, além de lhes mostrar que a vida é eterna, apenas o que muda são as roupagens que vestimos e onde as vestimos.
Na Páscoa, devemos comemorar o ressurgir de nós mesmos, nosso recriar, nosso reinventar e, no melhor dos termos, nosso reconstruir. A quaresma é o período onde as trevas tem permissão de estar mais atuante, período onde nossas fraquezas estão acentuadas. Oxalá vem então avisar que após a quaresma é o momento de pararmos para prestar atenção a nós mesmos, em nossas atitudes e em nossa evolução, de forma a seguirmos em frente fortalecidos e atuantes no propósito da caridade em geral.
A melhor forma de agradecer ao Pai Oxalá  é simplesmente praticando  a caridade do pão, do amor, da família, seja em um asilo, em um orfanato, nas ruas. Vamos lembrar sempre que UMBANDA É PAZ E AMOR.
Amigos, vamos aproveitar essa RENOVAÇÃO INTERNA e continuar orando e vigiando. Continuar nos ligando às Forças Divinas, aos Orixás, aos Guias, enfim, a todos os nossos amparadores, seres espirituais divinos, que sempre têm uma palavra, um sentido e uma vibração amorosa para conosco.
Em vez de nos agarrarmos às exterioridades das celebrações pascais, aproveitemos esta época para tentarmos mudar alguns dos nossos hábitos, ser menos egoístas, mais caridosos e amigos com todos os que nos rodeiam. Essa é a verdadeira mensagem que Oxalá nos deixou e a certeza de que estará sempre ao nosso lado cuidando do nosso orbe
(MUNDO) e de cada um de nós, auxiliando-nos no reerguimento, após cada uma de nossas quedas. 



UMA PASCOA REPLETA DE BOAS ENERGIAS E SIGNIFICADO É O QUE DESEJA A TODOS A EQUIPE DO CENTRO DE UMBANDA PAI JACÓ DE ANGOLA

TEXTO: Compilado por Maria de Fátima (Kika)
                


Nenhum comentário: